Buscar

No entender de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a lectoescrita tem ocupado lugar de destaque na preocupação dos educadores.

Porém, apesar da variedade de métodos ensaiados para se ensinar a ler, existe um grande número de crianças que não aprende. Juntamente com o cálculo elementar, a lectoescrita se constitui em um dos objetivos da instrução básica e sua aprendizagem, condição de sucesso ou fracasso escolar. As autoras questionam se as causas dos fracassos não ultrapassam os limites da escola para se converterem num problema do sistema educacional como tal. Conforme a Unesco, as cifras oficiais referentes à situação educacional na América Latina servem para demarcar a problemática:

(A) Do total da população compreendida entre 7 e 12 anos, em 1970, 45% encontrava-se fora do sistema educacional.

(B) De toda a população escolarizada, apenas metade atinge o limiar mínimo dispensável para uma alfabetização definitiva, ou seja, abandona sua educação, sem regressar à escola.

(C) Um terço do total de repetentes estão situados nos últimos anos de escolaridade e cerca de metade dos alunos egressos da escola repetiram o ano uma ou mais vezes.

(D) De toda a população escolarizada, apenas metade chega à 4ª série – o limiar mínimo indispensável para uma alfabetização definitiva – ou seja, a metade da população abandona sua educação, sem regressar à escola, ainda num momento muito elementar do ensino fundamental.

💡 2 Respostas

User badge image

Nelson Pedagogia

Olá Educação Especial

Resposta correta: Alternativa (D) De toda a população escolarizada, apenas metade chega à 4ª série – o limiar mínimo indispensável para uma alfabetização definitiva – ou seja, a metade da população abandona sua educação, sem regressar à escola, ainda num momento muito elementar do ensino fundamental.

Espero ter ajudado! Não deixe de curtir!

Me siga, tenho vários materiais que podem te auxiliar na construção de um trabalho acadêmico ou pesquisa.

2
Dislike0
User badge image

Alice

D
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais