Buscar

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentável

a) conceito de desenvolvimento sustentável;

b) conflito entre o estímulo à compra de veículos automotores e a promoção da sustentabilidade;

c) ações de fomento ao transporte urbano sustentável no Brasil.

 


💡 2 Respostas

User badge image

Alexsander De Oliveira Correa

A)     É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. No conceito sustentável as escolhas por carros não é a mais ideal, além de promover grandes filas no trânsito, ainda gera toda a poluição do ambiente, não só prejudicando no momento atual, mas também comprometendo as futuras gerações.


B)     Estimular a compra é de fato uma grande jogada para economia, porém há um estimulo ao uso desses veículos que utilizam combustíveis fósseis, como maior número de automóveis, mobilidade comprometida e alto consumo de combustível, o que gera a emissão de gases poluentes, como o carbono e os gases do efeito estufa, provocando assim a poluição do ar urbano. As políticas sustentáveis que visam medidas como a redução de dióxido de carbono na camada de ozônio, entram geralmente em conflito com essa mecânica capitalista de incentivo a compra desenfreada, o que resulta em uma briga constante que pode ter consequências irreversíveis a longo prazo.


C)     Poderia haver maior apoio governamental para o transporte público, com a redução de IPI nestes, em seus equipamentos, ou então a promoção de veículos com combustíveis mais sustentáveis, por exemplo: com o gás natural, energia elétrica, biodiesel entre outros, além de uma concretização à população para utilização de bicicletas ou até mesmo caminhadas, como suporte e segurança de ciclovias e sinalização, e a população dar apoio a estas ideias.

0
Dislike0
User badge image

Leo Rodrigues

Se houvesse dos nossos governantes um interesse maior em promover políticas de infraestrutura das cidades , visando o melhoramento da mobilidade urbana, com certeza a atividade de transporte público teria uma aceitação maior por parte da população, deixando de utilizar seus veículos particulares, visando a preservação do meio ambiente, deixando para as próximas gerações um ar menos poluído com a redução da emissão de gases tóxicos.

Com a redução do IPI na compra de veículos movidos a combustíveis o problemas se agravaria ainda mais pois com a falta de vias adequadas para receber uma demanda grande de automóveis fatalmente os congestionamentos ocorreriam , sendo assim vários carros parados ao mesmo tempo emitindo gases poluentes no ar.

Em um cenário com o este deve-se investir mais em trans portes alternativos , tais com o criação de metrôs, ciclovias para incentivo do uso de bicicletas, mais incentivo fiscal para as montadoras de veículos na criação de carros elétricos, hidrogênio, biodiesel, gás natural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais