Buscar

Emília Ferreiro e Ana Teberosky concordam que aos 4 anos – para a maioria das crianças – há um primeiro problema já resolvido:

a escrita é, não somente um traço ou marca, mas também um objeto substituto, uma representação de algo externo à escrita como tal. Aos 4 anos, a maioria das crianças sabe quando o resultado de um traço gráfico é um desenho e quando pode ser denominado escrita. Tratando de compreender o que é que a escrita representa, a criança tenta estabelecer as distinções entre desenho e escrita e, paralelamente, entre imagem e texto. As soluções exploradas são, nesta ordem, as seguintes, exceto:

(A) Quando se trata de interpretar o significado de um texto acompanhado de uma imagem, a escrita recebe a significação da imagem que o acompanha.

(B) A primeira indicação explícita da distinção entre imagem e texto (e entre desenho e escrita) consiste em acrescentar os artigos quando se trata de predizer o conteúdo do texto, enquanto que os artigos estão sempre ausentes quando se faz referência à imagem.

(C)É evidente que antes de realizar a distinção entre desenho e escrita, a criança não podia dedicar-se a considerar as propriedades do texto.

(D)Estreitamente ligada à distinção entre imagem e texto (produzidos por outros) apresentasse o problema da distinção entre escrever e desenhar enquanto atividades da própria criança.

💡 2 Respostas

User badge image

Educação Especial

Olá Nelson Pedagogia!

Resposta correta: Alternativa (B) A primeira indicação explícita da distinção entre imagem e texto (e entre desenho e escrita) consiste em acrescentar os artigos quando se trata de predizer o conteúdo do texto, enquanto que os artigos estão sempre ausentes quando se faz referência à imagem.

Espero ter ajudado! Não deixe de curtir!

3
Dislike0
User badge image

Alice

B
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais