Buscar

como a lei surge?

💡 8 Respostas

User badge image

Sorria Sempre

Surge basicamente das etapas: apresentação, leitura, análise, discussão, votação e sanção ou veto. A iniciativa de propor um projeto de lei cabe ao prefeito, aos vereadores e aos cidadãos, através de iniciativa popular. Após serem apresentadas na Casa de Leis, os projetos de lei, são autuados, isto é, primeiramente é montado um processo que recebe numero sequencial, com capa e numeração de páginas.

1
Dislike0
User badge image

Ana Cecilia Batista

Primeiro, é importante saber quem pode apresentar um projeto de lei. Deputados federais, os senadores, os tribunais superiores, as comissão da Câmara e do Senado, o Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, o presidente da República e os cidadãos e cidadãs. Eita! Todo mundo pode? Como assim? Calma, galera, vamos explicar.

Como você já sabe, o Poder Legislativo é o responsável por elaborar as leis do nosso País. Mas, a Câmara e o Senado votam também vários tipos de propostas, entre elas: projetos de lei, resoluções, medidas provisórias. Se essas propostas forem aprovadas, aí, sim, se transformam em lei. Complicou? Então, veja logo abaixo, bem detalhadinho, os “tipos de lei” que o Congresso vota:

Leis – Na verdade, existem três tipos de leis (as complementares, ordinárias e delegadas). As leis são as regras que organizam a vida das pessoas que vivem em uma sociedade. Elas são produzidas em nome de todos e para todos. Você já imaginou uma partida de futebol sem regras? Seria uma verdadeira bagunça e a bagunça só pode ser evitada se todos seguirem as regras. Por isso, as leis são tão importantes. São elas que definem os limites da liberdade de cada cidadão – o que é permitido e o que não é.
1
Dislike0
User badge image

Carolina Cortes

A criação de uma lei compreende basicamente das etapas: apresentação, leitura, análise, discussão, votação e sanção ou veto. Os projetos de lei apreciados na Câmara visam criar norma de caráter geral e relativo ao interesse local, no âmbito do município.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais