Buscar

O Ministério da Saúde e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) são, respectivamente, órgãos da administração pública direta ou indireta?

💡 1 Resposta

User badge image

juliano da silva

Ministério da Saúde (MS) é um órgão ligado à Presidência da República. Isso pode ser visto pelo fato de que o ministro daquela pasta é escolhido pelo Presidente da República.

Na prática, isso significa que o MS não possui personalidade jurídica e faz parte da Administração Direta. Nessa direção, a Administração Direta do Estado é formada por centros de poder ou entidades com poder concentrado.

Ainda, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) é uma empresa pública ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Nesse caso, o BNDES é uma pessoa jurídica de direito privado - tem CNPJ - criada por um órgão ou centro de poder.

Dessa forma, o BNDES faz parte da Administração Indireta e é subordinado às instruções e normas do MDIC.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais