Buscar

Atividade contextualizada de Logística e Gestão da cadeia de suprimentos.

Conteúdo do exercício


Olá, aluno (a)! Seja bem-vindo (a). Espero que você tenha gostado do conteúdo da disciplina que foi produzido com muito carinho e com o intuito de levá-lo (a) a um caminho de sucesso profissional e acadêmico. Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, analise a Atividade Contextualizada a seguir e responda o que se pede.

Para começar, observe o caso a seguir:

A Benetton, fabricante italiana de roupas esporte, tem na malharia o seu foco. Localizada em Ponzano, Itália, produz e distribui anualmente 50 milhões de peças de roupas em escala mundial. Suas linhas de produtos incluem principalmente suéteres, calças e assemelhados. A empresa descobriu que o meio mais rápido de fazer um sistema de distribuição funcionar é pela criação de um circuito eletrônico entre o agente de vendas, a fábrica e o armazém, como mostra a Figura 2-10 (abaixo). Se a gerente de vendas de uma das lojas da Benetton em Los Angeles constata, no começo do mês de outubro, o esgotamento iminente de um suéter vermelho de grande demanda, telefona a um dos 80 agentes de vendas, que imediatamente digita o pedido em seu computador pessoal, que o envia a um Mainframe na Itália. 

Como esse suéter foi criado num sistema de desenho por computador, o Mainframe tem todas as medidas disponíveis em código digital, facilmente repassável a uma máquina de tecelagem. A máquina faz os suéteres, que os empregados da fábrica colocam em caixas com rótulos de código de barras contendo o endereço da loja de Los Angeles, caixas essas que vão para o depósito central. Isso mesmo - um depósito central abastece cinco mil lojas da Benetton em 60 países. Isso custou US$ 30 milhões, mas é um centro de distribuição, comandado por apenas oito pessoas, que movimenta 230 mil peças de roupas por dia. 

Uma vez que os suéteres vermelhos estão confortavelmente instalados, em um dos 300 mil escaninhos no depósito central, um computador manda um robô em missão de busca. Lendo os códigos de barras, o robô encontra a embalagem correta e quaisquer outras, porventura destinadas àquela loja de Los Angeles, recolhe-as e as embarca num caminhão. Contando-se inclusive o tempo de manufatura, a Benetton pode entregar esse pedido em Los Angeles em quatro semanas.  

Isso sem contar que, se houver estoques dos citados suéteres vermelhos no armazém central, esse prazo será reduzido para apenas uma semana. Um desempenho notável para uma indústria do setor reconhecidamente lento das confecções, no qual dificilmente, até por essa lentidão, alguém chega a se preocupar com eventuais novos pedidos de itens já colocados no mercado.  

Tem mais: se a Benetton descobrir que não produziu cardigãs na cor preta ou blusões cor-de-rosa numa determinada estação, e que são esses os produtos que os compradores estão comprando e exigindo, conta com a agilidade e as condições necessárias para produzir e colocar no mercado uma “coleção relâmpago" de grandes quantidades de cardigãs na cor preta e blusões cor-de-rosa em questão de poucas semanas.

Baseado (a) no conteúdo apreendido ao longo da disciplina e nas informações citadas acima, responda aos seguintes questionamentos: 


1- Quais tipos de ferramentas logísticas de sistemas de informação você detecta no texto e como essas ferramentas são importantes para gerenciar as atividades logísticas de uma empresa?

2- Quais modais de transporte você detecta no texto e como esse modal é vantajoso para a distribuição das mercadorias pelos centros de distribuições e lojas?

3- Como é gerenciado o sistema de pedidos na Benetton e como a empresa conseguiu agilizar esse processo? Discuta o sistema e a solução apresentados no texto.


Não se esqueça de que, sua dissertação, com a identificação das respostas às três perguntas, deverá ser de no máximo 30 (trinta) linhas.


Bons estudos! 


💡 6 Respostas

User badge image

Cícero Souza

Os sistemas de gerenciamento logística é essencial para a qualidade do serviço, melhora o prazo de entrega, satisfaz e fideliza o comprador. É muito importante a escolha de bons sistemas de gerenciamento de logística para manter um controle eficiente dos processos da empresa. O software ajuda na automação de processos agilizando os trabalhos dos funcionários, importante para a rotina dos funcionários. O TMS é um dos principais sistema de gerenciamento de logística é o siteme de gestão de transporte ajuda em todos os detalhes relacionados ao serviços de entrega em diversas etapas como; planejamento das rotas, auditorias, acompanhamento entre outros etc., e também vários benefícios, ele auxilia na gesta de rotina de um estoque, colaborando com o processo pre transporte, controla inventários, necessidade de reposição, verifica se a slots disponível no local, monitora a organização física do espaço, controla a entrada e saída de produtos, alocação dos itens, controle de portaria de estoques, otimização do picking e trás o seguintes benefícios: melhora o desempenho de gestão de armazenamento, otimiza o fluxo de matérias, informações de tomadas de decisões mais eficientes, evita problemas com itens parados, contribuindo com o giro de estoque. Tem também o sistema de monitoramento de entregas que controla o transporte de cargas desde a saida do armazém ate a chegada no ponto final relacionado com seguintes pontos: via gps, via fotografia, envio de sms ou e-mail para o cliente, informação via código de barra, notificação entre empresa e motorista, tem o sistema rotineiro, sistema de gestão de frestas.
34
Dislike6
User badge image

Livia Cardoso

Obrigada pela resposta
5
Dislike0
User badge image

Paulo Ricardo

Ola, alguém sabe a resposta dessa pergunta, ou se a resposta do Cícero esta correta??

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais