Buscar

Qual a diferença entre dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação?

💡 3 Respostas

User badge image

Maiane Lobão

A DISPENSA de licitação ocorre por uma situação pré estabelecida na lei e a INEXIGIBILIDADE ocorre quando é totalmente inviável a competição determinadas também em lei.

0
Dislike0
User badge image

Quérem Emanuelly de Oliveira

dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.
0
Dislike0
User badge image

Ricardo Crepaldi

O art. 24  da lei 8666/93 determina as hipóteses em que a licitação é dispensável, isto é, em que é permitido ao poder público realizar a contratação direta com o fornecedor. Dependendo da situação, a licitação, mesmo dispensável, deve ser realizada. Ex: Podeser dispensado de licitação a compra de um bem até R$ 8.000,00/ano.Já a inexigibilidade, prevista no art. 25, significa que não pode ser exigido do poder público a realização de um processo licitatório para a contratação de determinado bem ou serviço, em razão da "comprovada" inexistência de competição entre empresas ou profissionais é inviável. Exemplo: licitar fornecimento de energia elétrica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais