Buscar

Avaliação: Teoria e Prática

Ratio Studiorum registrava como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas: os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam exames orais. Embora não se falasse de avaliação da aprendizagem, foi através dos exames orais que se iniciaram os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, permitindo as classificações e atribuição de graus. As escolas jesuítas foram a primeira experiência de educação formal no Brasil.


A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I.   A pedagogia dos jesuítas exerceu grande influência em todo o mundo e até hoje a educação tradicional os defende e repete práticas de verificação da aprendizagem para a classificação dos alunos.

II.   A Pedagogia dos jesuítas era destinada à formação das elites burguesas, que mantinham a hegemonia cultural e política. No Brasil, eles foram eficientes na formação das elites, e cuidaram completamente da educação popular.

III.   As práticas pedagógicas descritas no Ratio Studiorum incluíam a verificação da aprendizagem dos alunos para a classificação em aprovados ou reprovados.


  1. I e III, apenas
  2. I e II, apenas
  3. I, apenas
  4. II, apenas
  5. I, II e III


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais