Buscar

direito civil

Cessa a vigência da lei com a sua revogação. Não se destinando à vigência temporária, diz o art. 2º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, “a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue”. A lei tem, com efeito, em regra, caráter permanente: mantém-se em vigor até ser revogada por outra lei. Nisso consiste o princípio da continuidade. Em um regime que se assenta na supremacia da lei escrita, como o do direito brasileiro, o costume não tem força para revogar a lei, nem esta perde a sua eficácia pelo não uso". (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 1. 15. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018).

Sobre a revogação das leis, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a.

Uma lei nova, que trate da mesma matéria de lei anterior e que traga disposições que estejam ao lado da outra lei, não revoga a lei anterior, mas sim será utilizada juntamente com aquela.

b.

A revogação é expressa quando a lei nova dispõe de modo completamente diferente da mesma matéria que previa a lei anterior, ora revogada, sem lhe retirar expressamente a vigência.

c.

A revogação é tácita quando a nova lei expressamente retira a vigência de outra lei anterior, ora revogada.

d.

Quando a revogação é total, chamamos de derrogação.

e.

Quando a revogação da norma é parcial (atingindo apenas parte da norma), chamamos de ab-rogação.


💡 5 Respostas

User badge image

Josue Laborda Da Silva Laborda

A resposta é a letra (a) "Pois conforme art 2º da Lei de Introdução ao Código Civil, "a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue". A lei tem, comefeito, em regra, caráter permanente: mantém-se em vigor até ser revogada por outra lei.

5
Dislike0
User badge image

Union c 1000

Direito Civil é o ramo do Direito que engloba o conjunto de normas jurídicas responsáveis por regular os direitos e obrigações de ordem privada em relação as pessoas, seus bens e suas relações. É o principal ramo do Direito Privado.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais