Buscar

“O terrorismo jamais vai nos derrotar”, diz Merkel.

“O terrorismo jamais vai nos derrotar”, diz Merkel.

Ao justificar a decisão de dar continuidade à campanha eleitoral apesar da notícia dos atentados, a chanceler alemã disse: "Eleições também são uma celebração da democracia e assim uma celebração da nossa liberdade. Os terroristas jamais entenderão isso. Mas nós sabemos: é exatamente nesta democracia, na liberdade e no respeito ao indivíduo que reside nossa força."

Durante o pronunciamento, a chanceler também condenou os ataques na Catalunha e demonstrou solidariedade para com os familiares das vítimas. "Estes ataques assassinos nos fizeram mais uma vez constatar o completo desprezo do terrorismo islâmico pelas pessoas", disse Merkel. "Nestas horas, também percebemos o quão próximos estamos - espanhóis, alemães, pessoas livres do mundo todo".

"Antes de tudo, estamos unidos no luto profundo pelas pessoas que, em um belo dia de verão, talvez no meio de suas férias, perderam suas vidas de uma forma tão brutal", continuou. "Também estamos igualmente unidos em bons pensamentos por todos os feridos e nas orações das diversas religiões."

Em um telefonema ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Merkel também prestou condolências em nome do povo alemão. "Nestas horas difíceis, nós, alemães, nos sentimos intimamente ligados ao povo espanhol. Muitos conhecem o seu país e apreciam sua hospitalidade e alegria de viver, que sentem durante as férias ou como cidadãos em Barcelona e no litoral da Espanha."

Merkel disse ainda que Espanha e Alemanha estão unidas em uma determinação: "Não vamos permitir que esses assassinos nos afastem do nosso caminho, de nossa maneira de viver". A chanceler salientou que justamente a cidade de Barcelona representa muito do que compõe esse estilo de vida: "Beleza, tolerância, alegria de viver, convivência pacífica entre pessoas de todos os países e culturas." [...]

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

  1. I. Merkel mostra que os povos unidos são mais fortes e que uma forma de demonstrar esta força são as eleições.
  2. II. Os ataques que aconteceram nas cidades espanholas, são ataques terroristas devido a grande quantidade de turistas que a Espanha tem recebido.

III. A chanceler faz planos para acabar com o terrorismo que está matando muitas pessoas e uma das formas apresentadas são as eleições onde os cidadãos poderão mostrar sua força para ajudar o país.

IV. Merkel se mostra solícita em relação aos ataques, mostrando seus sentimentos e ligação para com os povos envolvidos, inclusive com as famílias das vítimas que eram pessoas que moravam na cidade ou estavam passando férias e aproveitando a beleza e hospitalidade local.

Disponível em: Acesso em: 18 ago. 2017.

Com base nos argumentos apresentados, é correto o que se afirma em

  • II, III e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I e IV, apenas.


💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais