A maior rede de estudos do Brasil

Quais são as características exigidas a um bom empresário?

Empreendedorismo

MULTIVIX


4 resposta(s)

User badge image

Cleiton Bossetti

Há mais de um mês

Foco, visão de futuro, determinação.

Foco, visão de futuro, determinação.

User badge image

ROGERIO BARCELOS FRANCISCO

Há mais de um mês

1 – Paixão pelo que faz

Quando encontramos um profissional apaixonado pelo que faz, vemos alguém sempre motivado e empenhado a realizar suas tarefas, pronto para superar desafios e contribuir para que a empresa e todas as pessoas ao seu redor cresçam junto com ele.

Indivíduos assim, geralmente têm a mente mais aberta para adquirir novos conhecimentos e competências, pois sabem que isso será essencial para melhorar a sua atuação e, consequentemente, o que lhe dará a oportunidade de fazerem com muito mais excelência aquilo que amam.

Isso é fundamental para que outras habilidades sejam notadas, desenvolvidas e potencializadas.

2 – Honestidade e Ética

Há um ditado que diz que “o mundo é dos espertos”. Quem costuma proferir estas palavras, acredita que a trapaça é uma tática importante para conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho, e também em quaisquer áreas de sua vida, o que não é verdade.

Eu vejo que nada do que é feito de forma desonesta e sem ética tem a possibilidade de dar certo, e profissionais que agem dessa maneira, podem até conseguir alcançar resultados “positivos” por determinado período, mas estes tendem a não ser duradouros, o que faz com que, no final das contas, não valha a pena em momento algum escolher este caminho para seguir.

O ideal é fazer como fazem os bons profissionais, agir de forma ética, honesta, respeitando o ambiente em que trabalham, suas normas e regras, bem como as pessoas que dele fazem parte. Pessoas assim sabem que este é o melhor caminho e o que vai levá-los cada vez mais longe em sua trajetória profissional.

3 – Proatividade

Perceber o momento exato de tomar uma atitude e a devida iniciativa em prol dos bons resultados para si e para a empresa como um todo, mesmo que isso não lhe seja exigido de imediato, são habilidades de profissionais proativos.

Estes são profissionais que buscam soluções que atendam aos anseios da empresa sem que para isso, alguém lhe diga para tomar tal iniciativa. Eles não ficam esperando alguém lhes pedir ou mandar fazerem algo, eles mesmos enxergam a necessidade de agir, vão lá e realmente agem, pois sabem que em algum momento esta ação será verdadeiramente necessária para que todos progridam de forma contínua.

É importante destacar que a proatividade é realmente uma das características mais buscadas e valorizadas pelas empresas no mercado de trabalho, e quem a desenvolve tem chances significativas de crescer e alcançar o sucesso na carreira.

4 – Educação e gentileza

Ser educado e gentil com os colegas de trabalho é de extrema importância para quem deseja ser valorizado no mercado, pois isso se refletirá de forma positiva nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Faça questão de cumprimentar a todos e também de se colocar à disposição para ajudar com algo quando for possível para você. Fazendo isso, você constrói ao seu redor uma rede de colaboração mútua, em que todos estarão sempre dispostos contribuir com o crescimento e desenvolvimento uns dos outros.

5 – Ser visionário

Estar atento a novas oportunidades de negócios, aos desafios e outros fatores que podem contribuir para o alcance de resultados extraordinários para a empresa é uma habilidade bastante valorizada em qualquer mercado.

Eu costumo dizer que profissionais visionários são aqueles que ousam ir além, que apesar do medo do novo, se arriscam mesmo assim, pois acreditam que é necessário sempre criar novas oportunidades para alcançar o sucesso tão almejado por todos.

6 – Capacidade de Liderança

Muito se engana quem acredito que para liderar é preciso estar em um cargo de liderança. Nem sempre isso é necessário para que aconteça efetivamente e na prática, uma vez que para liderar o profissional apenas precisa ter a grande habilidade de se automotivar e de motivar as pessoas ao seu redor a trabalharem em prol de um objetivo maior.

Indivíduos assim são altamente valorizados pelas empresas, pois, além de não esperarem ordens para fazer algo, eles inspiram seus colegas, através de palavras, comportamentos ou exemplos, a também se empenharem, não só para atender aos anseios da empresa que os emprega, mas para desenvolver uma carreira sólida e de sucesso no mercado em que atuam.

7 – Ter inteligência emocional

Talvez uma das características mais valorizadas pelas empresas atualmente no mercado de trabalho, a inteligência emocional contribui para que o profissional lide da melhor maneira possível com as mais diversas situações que podem acontecer e lhe pegar de surpresa em seu dia a dia na empresa.

Esta é uma característica de extrema importância dentro e fora do ambiente de trabalho, pois ajuda todos os profissionais a lidarem com o estresse, a ansiedade, com suas próprias emoções e sentimentos, bem como das pessoas ao seu redor, contribuindo para um desempenho de excelência, que não se deixa abalar por situações de cunho emocional, uma vez que eles sabem que estas podem ser resolvidas com calma e tranquilidade, sem cair na armadilha do desespero.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes