Buscar

Qual diferença entre doutorado e mestrado?

💡 4 Respostas

User badge image

FLAVIA BACELAR

Quem termina o mestrado recebe a titulação de mestre. O doutorado é um curso mais extenso, que pode durar de quatro a cinco anos. O objetivo é fazer com que o estudante traga contribuições novas para determinado tema. A diferença de um para o outro e que doutorado você vai poder ser chamado de doutor e mestrado de mestre.

1
Dislike0
User badge image

Juliana Martins Laranjeira

Mestrado é um grau acadêmico recebido por um indivíduo e concedido por uma instituição de ensino superior, normalmente por uma universidade. O mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, que possui entre 2 a 5 anos de duração.

O doutorado é um curso mais extenso, que pode durar de quatro a cinco anos. O objetivo é fazer com que o estudante traga contribuições novas para determinado tema.

1
Dislike0
User badge image

Paulo Francisco Pereira

O Mestrado é dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. Esse segundo é voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores e se destacarem na área acadêmica.

O curso tem, em média, dois anos de duração. O aluno é acompanhado por um professor orientador que o ajuda a selecionar as disciplinas e o acompanha na elaboração de sua dissertação ao final. Esse trabalho é o resultado das pesquisas realizadas durante o curso. Quando aprovado, recebe-se o título de mestre.

Para entrar no mestrado, o estudante terá o seu currículo avaliado, realizará provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista, além de apresentar um projeto de pesquisa. É interessante que ele tenha participado de um programa de iniciação científica durante a graduação.

O Doutorado é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa.

A duração do curso é de quatro a cinco anos e exige que o estudante tenha uma grande rotina de pesquisas também fora das aulas.

Ao final do curso, o aluno entregará um projeto de pesquisa e irá elaborar uma tese, a qual deve ser inédita e representar um avanço do conhecimento na área pesquisada. Se aprovado, ele recebe o título de doutor.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais