A maior rede de estudos do Brasil

A identidade cultural é um tipo de sentimento de pertencimento a um grupo ou a uma cultura. É a sensação de se reconhecer como igual perante todos.

identidade cultural é um tipo de sentimento de pertencimento a um grupo ou a uma cultura. É a sensação de se reconhecer como igual perante todos.No Brasil, se o imaginário nacional instaura uma suposta igualdade entre seus membros, isso não se confirma no espaço real, onde as desigualdades entre as classes sociais não permitem que todos usufruam dos mesmos recursos.

Tal fato pode ser explicado à luz da história do País. Assim, não é válido afirmar que:

a) A identidade nacional brasileira é construída, permanentemente, por intelectuais, artistas, povo e Estado, e nunca completada.

b) A tradição colonial era um fardo, pois de lá provinham as raças inferiores e a pesada herança escravocrata, conforme relatou Silvio Romero.

c) Os discursos narrativos de uma nação – como, por exemplo, o Brasil – são ambivalentes ideologicamente por serem produtos de um processo histórico contínuo.

d) Quanto à identidade cultural brasileira, Gilberto Freyre examinou as relações de convivência e influência que determinaram as relações de dominação dos senhores de engenho sobre os negros.

e) Ao relatar a Guerra de Canudos no sertão da Bahia, em 1897, Euclides da Cunha apresentou o sertanejo como homem fraco, rude e atrasado, em um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?