Buscar

A respeito da formação étnica do povo brasileiro, podemos afirmar que:

A respeito da formação étnica do povo brasileiro, podemos afirmar que:I. Ao longo da história da cultura brasileira, a heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural e social) do Brasil nunca causou polêmica entre os intelectuais e ideólogos.

II. A fábula de três raças surgiu ainda no Brasil Império entre os pesquisadores naturalistas, e ganhou a adesão de cronistas e escritores em meio às teorias da época, que reuniam os saberes biológicos e sociais.

III. Para alguns intelectuais brasileiros do século XIX, a mestiçagem seria algo positivo aos anseios progressistas da nação, que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado.

IV. Na prática, o Brasil branco e europeizado – mais tarde branco e americanizado – não soube o que fazer com a diversidade cultural configurada pela formação brasileira.

Considerando (V) para os itens verdadeiros e (F) para os falsos, assinale a opção correta:

a) V, V, V, V

b) F, F, F, F

c) V, F, V, F

d) F, V, F, V

e) F, V, V, F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A respeito da formação étnica do povo brasileiro, podemos afirmar que: I. Ao longo da história da cultura brasileira, a heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural e social) do Brasil nunca causou polêmica entre os intelectuais e ideólogos. (F) II. A fábula de três raças surgiu ainda no Brasil Império entre os pesquisadores naturalistas, e ganhou a adesão de cronistas e escritores em meio às teorias da época, que reuniam os saberes biológicos e sociais. (V) III. Para alguns intelectuais brasileiros do século XIX, a mestiçagem seria algo positivo aos anseios progressistas da nação, que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado. (V) IV. Na prática, o Brasil branco e europeizado – mais tarde branco e americanizado – não soube o que fazer com a diversidade cultural configurada pela formação brasileira. (F) Considerando (V) para os itens verdadeiros e (F) para os falsos, a opção correta é: c) V, F, V, F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais