Buscar

Quem foi Voltarei e o que ele defendia no campo da educação?

💡 4 Respostas

User badge image

Mirian

Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa[3] e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Suas ideias reformistas acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França. O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na seguinte frase, escrita por Evelyn Beatrice Hall como tentativa de descrever o espírito de Voltaire: " Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo ".

Destaca-se que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.

  • Voltaire foi influenciado pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke;
  • Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação);
  • Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo; 
  • Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político;
  • Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia;
  • Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas ideias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.



1
Dislike0
User badge image

PROFESSOR TURBINADO NOTA MIL

RIGEM


Paris (1694-1778)

CORRENTE FILOSÓFICA Iluminismo/ Liberalismo Político

PRINCIPAIS OBRAS Tratado sobre a Tolerância; Cândido ou O Otimismo; A Princesa da Babilônia; Cartas Filosóficas

François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltairefoi um dos mais importantes filósofos do iluminismo. Defensor das liberdades individuais e da tolerância, foi uma das principais inspirações da Revolução Francesa.

ATENÇÃO!!! Não esqueça de CURTIR a resposta aqui no PASSEI DIRETO.

Siga o perfil PROFESSOR TURBINADO NOTA 1000.

Lá vou te oferecer provas, trabalhos, apresentações, planos de aula e muito mais voltado para a área educacional para que juntos possamos fazer a diferença.

E simples, rápido e muito importante para a continuidade do meu trabalho.

#me ajuda, que eu te ajudo!

#prazer, sou educador, vem comigo mudar o mundo!


0
Dislike0
User badge image

Nathalia Soares

Voltaire foi um filósofo francês, 1696 a 1778, no século XVIII que defendia a tolerância religiosa e a pluralidade de crenças.

ele entendia a educação como plural e libertária. Seu pensamento mais importante está em: se não concordo com o que ou outro diz, devo respeitar seu direito de dizer, sem desconsiderar o meu direito de pensar livremente sobre qualquer assunto.

ele acreditava que conversar era ficar no plano das ideias, quanto mais dialogamos, mais adquirimos sabedoria, visto que sabedoria é quando o conhecimento adquirido vem com o discernimento, pois a intolerância é gerada pela ignorância, ou seja, pela falta de conhecimento., de interação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais