A maior rede de estudos do Brasil

No livro há a questão D e E, não sei qual colocar.

“As origens do pensamento curricular no Brasil, segundo Moreira (2001), efetivam-se nas décadas de 1920 e 1930, época de mudança na sociedade [...]”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 55.  


Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre o movimento Escola Nova, identifique a alternativa correta:


A

Influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano, fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro.


B

Enfatizaram muito a proposta pedagógica da escola e propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular.


C

Considerando a valorização dos interesses dos alunos, Anísio Teixeira inseriu a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas. 


D

Localizaram as primeiras iniciativas de sistematização do processo curricular que, até então, não existia no país.


E

Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e tradição enciclopédica. 

Pedagogia

ESTÁCIO


3 resposta(s)

User badge image

Adriana Dias

Há mais de um mês

Alternativa D
Alternativa D
User badge image

Beatriz Helena

Há mais de um mês

E Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e tradição enciclopédica. 

Você acertou!

COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] com o processo de urbanização e industrialização e de efervescências das ideias renovadoras, tendo como disseminadores os pioneiros da escola nova, principalmente no que concerne à crítica à antiga tradição pedagógica jesuítica e à tradição enciclopédica, constituindo-se em um processo que se caracterizava pela ‘reconstrução e reconstituição da experiência, um processo de melhoria permanente da eficiência individual’ [...]” (livro-base, p. 55)


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes