A maior rede de estudos do Brasil

RESPOSTA

1.    A terceira Conferência das Partes da Convenção-Quadro de Mudança do Clima, realizada em Kyoto, em 1997, foi um marco para o comprometimento mundial em relação às mudanças climáticas. O principal resultado desse encontro foi a criação do Protocolo de Kyoto, que disponibilizou instrumentos de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Com base nos mecanismos de melhorias ambientais, como os propostos pelo Protocolo de Kyoto, pode-se afirmar:

I. Algumas ferramentas de resolução de problemas ambientais são os instrumentos econômicos, por exemplo, as taxas e as tarifas sobre poluição.

II. Os certificados negociáveis de poluição, comumente chamados de créditos de carbono, são outro tipo de instrumento econômico.

III. Ronald Coase, diferentemente de Pigou, acredita que não é possível internalizar uma externalidade sem a necessidade de intervenção governamental. Coase aponta a necessidade de impostos sobre a poluição, sempre.

IV. A política de comando e controle considera a imposição de padrões de comportamento, em relação à emissão de poluentes, como controle e permissão de processos produtivos e de tipo de produtos produzidos; proibição ou restrição de certo tipo de atividades; e adoção de padrões de poluição para determinadas atividades.

V. Os certificados negociáveis de poluição são um tipo de instrumento econômico que só visam lucro.

São corretas as afirmações:

I, II e III.

I, II e IV.

II, III e IV.

III, IV e V.

I, III e V.


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?