Buscar

Como podemos entender a relação entre o pensamento de Platão e o de seu mestre Sócrates?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano Rodrigo Oliveira

A ideia de Sócrates era fazer com que as pessoas se livrassem das falsas certezas e preconceitos que possuíam e fossem em busca do verdadeiro, tudo isso através de uma série de perguntas que iam despertando inúmeras dúvidas e fazendo com que as pessoas estivessem abertas e dispostas a trilhar o caminho do conhecimento da verdade .A verdade é o conceito, a essência.

Platão considera o conhecimento uma lembrança das ideias perfeitas que a alma conheceu no Mundo das Ideias. Para ele, tudo o que podemos conhecer são cópias imperfeitas, que existem neste Mundo das Aparências, das ideias perfeitas que conhecemos naquele outro mundo. Assim, para Platão, o conhecimento é memória, lembrança. Somente através da reflexão, do pensamento, das ideias podemos conhecer as coisas.

Diferente de seu mestre Sócrates que acreditava que real filosofia acontecia nas ruas e nas casas, onde ocorriam os diálogos de interrogação à procura das verdades Platão isola a filosofia, confinada ao recinto da Academia. Porém ambos utilizaram-se da Filosofia para a busca da verdade.

2
Dislike0
User badge image

ROGERIO BARCELOS FRANCISCO

Platão retoma algumas ideias de Sócrates e em outras se encontra em conflito, de modo que há em Platão algumas continuidades e algumas diferenças.

Para Platão existiria um outro mundo, para além do sensível, que abrigaria as formas e seria a "origem" de todos os nossos conhecimentos verdadeiros, teoria que dificilmente seria compatível com o modo como Sócrates enxergava o conhecimento - algo construído pela superação da dúvida de pouco a pouco -, de modo que Platão recebeu de Sócrates uma série de ensinamentos e fez deles uma interpretação própria,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais