A maior rede de estudos do Brasil

Peça Processual Constitucional

Mariana é advogada de uma associação de pescadores da cidade de Devastação, no estado do Espírito Santo. Essa associação, denominada Associação de Proteção dos Pescadores de Devastação (APPD), existe desde 1990 e tem como objetivos institucionais a defesa do meio ambiente e dos direitos de seus associados.

Ocorre que a cidade de Devastação foi destruída pelos dejetos provenientes do colapso da barragem de uma mineradora localizada no próprio município, a empresa Montanha do Rio Sujo.

Seção 1

DIREITO CONSTITUCIONAL

Sua causa!

3

Ficou constatado que, apesar de diversas denúncias e reclamações a respeito da manutenção da barragem e mesmo após a notificação de seus órgãos fiscalizadores, a União Federal nada fez. A falta de cuidado da mineradora e a negligência da União quanto à fiscalização acarretou a destruição de grande parte do meio ambiente local e também de um rio que percorre dois estados da federação, chegando a poluir, inclusive, as praias do litoral do Espírito Santo e a provocar, consequentemente, a morte de milhares de peixes e animais marinhos.

Na cidade de Devastação, há uma Vara da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e já haviam sido ajuizadas notificações judiciais aos envolvidos a respeito das más condições da barragem e sobre a ausência de fiscalização da União a respeito da insuficiente manutenção prestada pela mineradora.

Além de perderem suas casas, muitas famílias de pescadores perderam entes queridos, que morreram na lama de dejetos, e absolutamente todos os associados estão impedidos de praticar a pesca (única fonte de sobrevivência) em razão do grande dano causado pela mineradora. Não bastasse isso, a empresa mineradora não tomou nenhuma providência para evitar novos vazamentos de material tóxico, o que torna permanentes os danos ambientais sofridos por aquela população, e a União nada fez para impedir esse resultado devastador.

Os associados se uniram em assembleia extraordinária e autorizaram a propositura de ações que defendam os direitos deles contra a mineradora. Você, então, no papel da Dra. Mariana tomará todas as medidas judiciais cabíveis para atender às necessidades de seus associados.

Você elaborará todas as petições e recursos cabíveis para que os danos ambientais cessem e os associados sejam indenizados na exata medida dos danos por eles sofridos, tanto os de ordem material como os de ordem moral.


3 resposta(s)

User badge image

Vanessa Gabrielle

Há 10 horas

Da seção 1 é a Ação civil pública com pedido de liminar e da S2 é o Agravo de instrumento !Tenho peças prontas pra postar, corrigidas e com nota máxima. (34)996860843
Da seção 1 é a Ação civil pública com pedido de liminar e da S2 é o Agravo de instrumento !Tenho peças prontas pra postar, corrigidas e com nota máxima. (34)996860843
User badge image

Vanessa Gabrielle

Há 1 hora

Tenho peças prontas já corrigidas pelo AVA com nota máxima zap 34.996860843
User badge image

Felipe Soares Batista Mateus

Há mais de um mês

Eu tenho essa peça ZAP 91 983519761

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes