A maior rede de estudos do Brasil

“Teixeira et al. (2007) define o lúdico como uma palavra procedente do latim ludus, que significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos,

brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Por sua vez, Lima (2004, p. 02) define que a palavra lúdico é o mesmo que ludique, proveniente de ludere que significa ilusão. É um adjetivo que classifica jogos, brincadeiras e afins”. Este trecho evidencia um tipo de pesquisa. Nesse sentido analise as questões abaixo: I) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa bibliográfica cobre uma imensa gama de fenômenos imensa, o que oferece grande vantagem ao pesquisador, que é fundamental no caso de uma grande demanda de dados ou da complexidade do tema, para solucionar o seu problema de pesquisa. II) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, já que foi feito um levantamentos de dados publicados em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Cuja finalidade foi colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação e mensuração de suas informações. III) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica experimental, já que a pesquisa experimental é perfeitamente adequada às Ciências Humanas e tem como objetivo principal investigar as possíveis relações entre determinados grupos, em comparações com outros grupos que não estão no contexto da investigação. IV) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica não experimental, pois neste tipo de pesquisa as variáveis não são passíveis de manipulação, o pesquisador deverá trabalhar com as mesmas da forma como se apresentam na sua natureza. Trabalha-se com fatos e fenômenos que já existem. V) Trata-se de uma pesquisa não experimental qualitativa considerando que existe a preocupação em analisar e interpretar os aspectos mais profundos, detalhando e descrevendo a complexidade do comportamento humano, além de possibilitar também diferenciar ou examinar situações que já estão postas. Tendo em vista as considerações sobe os objetivos, assinale as assertivas (as) correta (s):

I, II e V

I, IV e V

I, II, III e V

I, II, IV e V

Todas as alternativas estão incorretas


2 resposta(s)

User badge image

Fabiana Barros

Há mais de um mês

I IV V - Se aplicam ao texto em questão. As erradas utilizam a experimental e quantitativa que não são objeto do trecho em análise.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes