Buscar

5-QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE, MÚSCULOS ESQUELÉTICOS E O MÚSCULO CARDÍACO?

💡 2 Respostas

User badge image

Med e Med Vet

Tecido muscular Esquelético - Apresenta células longas, cilíndricas e com vários núcleos, os quais estão localizados na periferia delas. Como o nome sugere, esse tecido apresenta estriações, sendo elas transversais. Quando vistas pelo microscópio óptico, as fibras musculares esqueléticas apresentam alternância de faixas claras e escuras que garante o padrão de estriações transversais. A contração desse tipo de tecido é rápida e vigorosa, porém não involuntária. Tecido muscular cardíaco - Está localizado no coração e, assim como o anterior, apresenta estriações em suas células. Elas são alongadas e ramificadas, sendo essas ramificações unidas por estruturas denominadas discos intercalares. Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região. As contrações do músculo estriado cardíaco são involuntárias, ou seja, acontecem independentemente do nosso controle. Nesse tipo de músculo, as células apresentam uma série de mitocôndrias, uma vez que elas possuem grande metabolismo e necessitam constantemente de ATP.
0
Dislike0
User badge image

Marileide Lemes

O músculo cardíaco são os músculos que constituem o miocárdio, ou seja, são os músculos que estão no coração. O músculo esquelético são os que participam dos movimentos do nosso corpo e o nome correto é músculo estriado esquelético. Os músculos estriados são voluntários.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais