Buscar

A sociedade anônima

A Sociedade Anônima, também chamada de companhia ou sociedade por ações, é o nome dado a uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas (lançadas para aumento de capital) ou adquiridas. Em uma sociedade anônima existem os acionistas majoritários, acionistas minoritários, acionistas controladores e acionistas não controladores. Em relação aos acionistas majoritários é correto afirmar que:A -Possui a capacidade de se impor nas assembléias corporativas e decidir sozinho os rumos da empresa, é também, na maioria dos casos, o acionista controlador.B -Acionistas ou grupo de acionistas que possuem parcela pequena ou insignificante do capital votante da empresa e, individualmente ou em grupo, não dá direito a controle decisorial.C -É um grupo, empresa ou indivíduo que precisa ser escolhido por meio de voto, o que lhe dá o poder de controle da companhia.D -É aquele que não possui uma fatia da empresa suficiente para tornar-se controlador daquela companhia.E -O acionista majoritário é o proprietário de uma parcela de ações de uma organização, cuja totalidade é maior do que 60% das cotas com direito a voto.

💡 2 Respostas

User badge image

Valdemir Galiza

Há duas categorias de Sociedades Anônima: A companhia aberta (ou companhia pública), também chamada de empresa de capital aberto, que capta recursos junto ao público e, no Brasil, é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Citamos como exemplos: Petrobras e Banco do Brasil.
0
Dislike2
User badge image

Valeria Lubiana

E -O acionista majoritário é o proprietário de uma parcela de ações de uma organização, cuja totalidade é maior do que 60% das cotas com direito a voto.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais