Buscar

Quais são os mecanismos de variabilidade das bactérias? Diferencie os três mecanismos.

💡 2 Respostas

User badge image

Fator Farma

A variabilidade genética em bactérias pode ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.Transformação: absorção de fragmentos de DNA presentes no ambiente, originados de outras bactérias mortas e decompostas. Essa molécula ou fragmento será incorporado ao DNA da bactéria. Caso tenha compatibilidade, esse fragmento de DNA pode passar a fazer parte do material genético da bactéria em questão, logo será passado para as células filhas desse micro-organismo.Transdução: quando uma bactéria tem pedaços de seu material genético transportado para outra bactéria, através da ação de bacteriófagos.Conjugação: a formação de uma "ponte" entre duas bactérias para que haja a doação do material genético de uma para outra. A bactéria que doar seu material genético não sofrerá modificação, mas a receptora sairá desta conjugação modificada. Essa forma de recombinação é a que leva ao surgimento de linhagens de bactérias resistentes à ação de vários tipos de antibióticos, caracterizando a infecção hospitalar.
0
Dislike0
User badge image

Maria Santana

As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica.A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução.A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana.A conjugação é o processo de transferência de DNA de uma bactéria para outra, envolvendo o contato entre as duas células.O processo inicia com a formação de uma união específica doador-receptor. Em uma segunda fase, ocorre a preparação para transferência do DNA. Após a transferência do DNA, forma-se um plasmídio funcional replicativo no receptor.A transdução é a transferência de material genético, entre células, mediada por bacteriófagos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais