Buscar

Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804-1865), físico russo, foi professor de física na Universidade de São Petersburgo.

Leia o excerto a seguir:“Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804-1865), físico russo, foi professor de física na Universidade de São Petersburgo. Ele foi um dos três grandes cientistas, junto com Faraday (1791-1867) e Henry (1797-1878), que, independentemente de cada um deles, pesquisou a indução eletromagnética ao mesmo tempo em três lugares remotos do globo. Lenz nasceu e foi educado em Dorpat (agora Tartu), a Estônia, então parte do Império Russo.” (NOTAROS, 2012, p. 197) NOTAROS, B. Eletromagnetismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. Com base nas descobertas de Lenz, analise as opções e assinale a alternativa correta.A - Conforme a Lei de Lenz, a tensão induzida pode ser calculada tal que a seguinte relação é válida: .B - Quanto maior for a corrente induzida, maior será a tensão induzida e o campo elétrico aproveitado.C - A corrente elétrica que é induzida devido a um dado campo magnético sempre produzirá certos efeitos contrários.D - A corrente elétrica induzida produz um incremento adicional para o campo magnético do qual provém.E - Tanto a Lei de Faraday quanto a Lei de Henry fornecem meios para definir o cálculo da tensão induzida.

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Resposta Correta:  A corrente elétrica que é induzida devido a um dado campo magnético sempre produzirá certos efeitos contrários. Comentário da resposta: Resposta correta: a corrente induzida sempre se opõe à sua causa, o campo magnético, devido a seus efeitos no sistema. É essa descoberta que concretizou a Lei de Lenz, que explica inclusive o porquê do sinal negativo ao se calcular a tensão induzida.
7
Dislike0
User badge image

João Paulo S.Nascimento

A corrente elétrica que é induzida devido a um dado campo magnético sempre produzirá certos efeitos contrários.

2
Dislike0
User badge image

garcia duarte

A corrente elétrica que é induzida devido a um dado campo magnético sempre produzirá certos efeitos contrários.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais