Buscar

O ano de 2008 assinala os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre isso assinale a alternativa correta.

💡 2 Respostas

User badge image

Lara Gonçalves

As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
2
Dislike0
User badge image

Maria Cecilia Alves

A) A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.Falso. A Monarquia Portuguesa representava, na verdade, o a monarquia centralizada, longe de compactuar com os ideais iluministas da Revolução Francesa, tendo fugido justamente destes ideais.B) As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.Correto. Os portugueses não vieram por querer para cá. Antes de poder pensar em uma solução para as ameaças de Napoleão para os que continuavam a comercializar com a Inglaterra, a família Real teve que vir para cá para se safar do ataque francês.C) Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.Falso. A monarquia francesa que veio ao Brasil em 1808 não era laica e não incentivou manifestações liberais.D) Chegando ao Brasil, o monarca trabalhou muito para a ampliação da cidadania.Falso. A cidadania continuava restrita e os direitos só começaram a ser adquiridos a partir de 1824, embora ainda fosse limitados em demasia para a realidade brasileira.E) A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.Falso. Não houve, de fato, uma Reforma Agrária. As terras continuaram concentradas nas mãos dos nobres e ricos.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais