Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

-¿A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.¿ (Chauí,M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980). Numa interpretação marxista da ideologia, é certo afirmar que:R.: A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.

💡 3 Respostas

User badge image

Thainara Barbosa

A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.
1
Dislike0
User badge image

Lilian Prado

Ciências Sociais é um ramo das ciências, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, sociologia, ciência política, estudos da comunicação, marketing, administração, arqueologia, geografia humana, história, ciência da religião, contabilidade, economia, direito, psicologia social, filosofia social, e serviço social.
0
Dislike0
User badge image

Ariane Rodrigues

O papel do professor é analisar, refletir e compreender o funcionamento da cultura dominante, pois faz-se necessário desvelar as meias verdades e mitos que a ideologia da cultura dominante, tida como superior, tenta imprimir. A ideologia dissimula e oculta a idéia de divisão sociais e políticas, pois como participamos da humanidade, nação, raça, pátria, somos levados a crer que somos iguais e, se há divisão social é por causa das diferenças individuais e não sociais.A ideologia tem uma função latente, a de impedirmos de pensar.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais