Buscar

Qual a relação de amor e ódio segundo Freud?

💡 2 Respostas

User badge image

Tássia Braga

Freud aponta para a coexistência do amor e do ódio na relação com o mesmo objeto de afeto. Na sua visão, o ódio, e não somente o amor, participa tanto do processo de identificação como compõe a própria constituição do sujeito, inserindo-se nas bases que instituem os laços e as leis regentes não só do psiquismo, mas também das relações socioculturais.
0
Dislike0
User badge image

Juliana Martins

Ocorrem de maneira simultânea ao longo da vida do sujeito, desde o processo da constituição psíquica às relações sociais. O ódio aparece em A Interpretação dos Sonhos quando Freud analisa o sonho que teve em que o conteúdo era uma situação de vingança, Freud explica então que o conteúdo desse sonho havia sido a realização de um desejo e foi motivado por um desejo. Ainda sobre o ódio, Freud comentou sobre irmãos que mantém uma relação de afeto na fase adulto, enquanto na infância esses tiveram diversas situações de inimizades, ele comenta que “O filho mais velho maltrata o mais novo, fala mal dele e rouba-lhe os brinquedos, ao passo que o mais novo se consome num ódio impotente contra o mais velho, a quem inveja e teme[...]”. Ele também diz que "muitas pessoas, portanto, que amam seus irmãos e irmãs e se sentiriam desoladas se eles morressem, abrigam desejos maléficos contra eles em seu inconsciente, datando de épocas anteriores; e estes são passíveis de se realizarem nos sonhos” . O ódio e o amor muitas vezes ocorrem de maneira ambivalente na vida da pessoa. O ego tenta, a partir do amor, manter o que lhe causa prazer; e a partir do ódio, o que lhe causa desprazer.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais