Buscar

Qual o papel da controladoria no apoio ao processo de gestão?

O processo de gestão visa garantir que as decisões dos gestores contribuam para otimizar o desempenho da organização. Dessa forma, caracteriza-se pelo ciclo de planejamento estratégico e operacional, execução e controle, sendo desenvolvido de acordo com o modelo de gestão da empresa (BEUREN, 1998). De acordo com Lunkes e Schnorrenberger (2009, p. 37), o planejamento é “responsável pela definição dos objetivos a serem seguidos durante todo o processo de gestão empresarial”.Considerando a importância do processo gestão no desempenho das organizações, conforme a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: qual o papel da controladoria no apoio ao processo de gestão?

💡 2 Respostas

User badge image

Bea GA

A controladoria no apoio ao processo de gestão é o departamento que tem como finalidade a análise dos fatos para auxiliar nas tomadas de decisões dos diretores das organizações. Para conseguir auxiliar, eles realizam diversas análises ao longo dos períodos, buscando sempre a fidedignidade das informações apresentadas.Um de seus papeis principais nas organizações é a emissão de relatórios gerenciais mantendo a diretoria a par de todo o desempenho e resultado da companhia. Além disso, ela também é responsável por diversas outras demonstrações, como a análise dos resultados dos produtos ou serviços, que, através de avaliações, conseguem monitorá-los e orientar os responsáveis sobre seus resultados individualmente. É importante ressaltar que a controladoria é responsável por mensurar todos os possíveis impactos das futuras decisões da empresa para os gestores entenderem com clareza todo o conteúdo apresentado e decidir com clareza a melhor ação a tomar.
0
Dislike0
User badge image

Juliana Leite

A função da controladoria no processo de gestão é fornecer informações sobre o desempenho e resultados econômicos e monitorar o processo de elaboração do orçamento (PEREIRA, 2001 in: CATELLI, 2001)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais