Buscar

Qual é a importância da literatura e da contação de histórias para o desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educacionais especiais?

💡 4 Respostas

User badge image

Deise Bizarro

Por isso dizer que, através da literatura infantil a educação inclusiva facilita a integração do aluno com necessidades educacionais especiais numa mesma sala de ensino regular. Toda essa diversidade facilita discutir as questões sociais e recriar uma nova cultura a partir da inclusão.A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais. O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças. É uma ferramenta que desperta o interesse pela leitura, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral, auxiliando na manutenção da saúde mental das crianças em fase de desenvolvimento, amplia o vocabulário e o mundo de ideias, desenvolvendo a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, a memoria e a reflexão, desperta a sensibilidade, a descoberta da identidade, adapta as crianças ao meio ambiente, assim como desenvolve funções cognitivas para o pensamento como comparação, raciocínio lógico, pensamento hipotético e convergente e divergente. A partir da prática de contação de histórias, numa perspectiva inclusiva, com o intuito de melhorar o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos educandos, com ênfase na oralidade, na leitura e escrita, obteve-se um maior desempenho e criatividade nas atividades propostas, levando-se em consideração a melhoria da qualidade do ensino.
2
Dislike0
User badge image

Bruna Costa

Melhoraria do desenvolvimento cognitivo e intelectual dos educandos, com ênfase na oralidade, na leitura e escrita.
1
Dislike0
User badge image

Gabriela Bauer

A contação de histórias na desperta a imaginação da criança, estimulando a curiosidade, auxiliando no desenvolvimento da autonomias e do pensamento. Além de ser fundamental para despertar o gosto pela leitura.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais