Buscar

Como a alteração do calibre dos vasos sanguíneos altera a resistência ao fluxo de sangue?

💡 4 Respostas

User badge image

Julio Cezar Freitas

Primeiro conceito: Imagina o vaso sendo uma mangueira de jardim. Quando você comprime a mangueira, a agua sai mais forte, concorda? Se você alarga a mangueira, a agua sai mais fraca. Segundo conceito: Se você assoprar com a boca aberta fazendo um O você não precisa fazer muita pressão para o ar sair. Agora experimenta assoprar com a boca quase fechada e com o dedo tampando a saída, percebe que a pressão exercida para tirar todo aquele ar precisa ser maior? Até as bochechas incham pela "demora" do ar sair....Com os vasos funciona da mesma forma: se você diminui ou obstrui a luz dele, a pressão que o coração deve fazer para que o sangue passe por ali aumenta, e o sangue passa num fluxo muito mais forte (podendo causar lesão e inflamação no endotélio). Como o coração é músculo, quando ele precisa fazer mais esforço para conseguir vencer aquela resistência, num cenário mais crônico, ele hipertrofia. Por isso, numa situação de hipertensão, por exemplo, alguns medicamentos utilizados causam vasodilatação para que o fluxo de sangue se reestabeleça e o coração volte a bombear com a pressão normalEspero ter ajudado ;)
0
Dislike0
User badge image

Iago Lira

Quanto maior o calibre, menor será a pressão exercida sobre os mesmo. Do contrário, quanto menor o calibre, maior será a pressão interna nos mesmos, fazendo com que haja um aumento da pressão sanguínea, como ocorre na hipertensão arterial sistêmica.
0
Dislike0
User badge image

Pollyana Alves

A pressão arterial equivale a força exercida pelo sangue sobre a parede dos vasos sanguíneos, e a resistência refere-se a força que a parede do vaso faz em oposição ao fluxo sanguíneo.Sendo assim, um vaso mais calibroso (com mais túnicas, ex: arteria) oferece mais resistência que um vaso menos calibroso (com menos túnicas, ex: capilares).A alteração do calibre pode ocorrer por questões patológicas (ex: vasculites) ou anatômicas (ex: artéria -> arteriola)Espero ter ajudado. ;-)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais