Buscar

Na entrevista psicológica, a atitude do entrevistador orienta

💡 3 Respostas

User badge image

Rayane Raiol

Oriente e pode enviesar a fala do entrevistado? Sim
0
Dislike0
User badge image

sarah

A atitude do entrevistador pode tanto orientar quanto enviesar a fala e resposta do entrevistado, podendo ter sua veracidade afetada pelo enviesamento. Além disso, é necessário considerar aspectos como a desejabilidade social que pode estar presente na fala do entrevistado.
0
Dislike0
User badge image

Josiane Viana Resende de Paiva

Isso depende de cada abordagem psicológica. Temos dentro da psicologia abordagens diretivas, que trabalham em conjunto com o paciente, o entrevistador tem uma postura ativa, pode fazer orientações ou pontuar e sugerir atividades como treino, mas lembrando que a entrevista é para levantar dados e informações, é importante manter o foco nesse elemento já que a orientação segue após o levantamento dos dados do paciente com as demandas trazidas.Em abordagens não diretivas, as entrevistas não são via de regra, já que em algumas praticas existe a livre associação, a escuta humanizada, entre outras. As entrevistas não são estruturadas, portanto as orientações estão mais presentes já no inicio da sessão, embora elas as vezes não aparecem de maneira tão evidente, ou seja, o paciente não vai ouvir do psicólogo o que deve fazer, já que muitas das abordagens não diretivas tem por intuito levar o paciente a autoanálise.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais