Buscar

Literacia Emergente no Jardim de Infância

💡 5 Respostas

User badge image

Daniel Salazar

Permite à criança adquirir conhecimentos e atitudes favoráveis para a posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita.
0
Dislike0
User badge image

Marluci Gomes de Souza

A literacia emergente implica uma determinada conceptualização do processo de aprendizagem da leitura e da escrita e das competências que lhes estão associadas.  Nestas perspectivas, assume-se que a aprendizagem da leitura corresponde a um contínuo desenvolvimental, em que as crianças desde idades precoces, adquirem algumas compreensões básicas acerca dos conceitos e das funções da literacia.O desenvolvimento de competências de literacia aparece associado a um desenvolvimento precoce das mesmas, para o qual interacções significativas são especialmente relevantes, levando a que o papel da casa e do jardim de infância seja preponderante nesse processo. No que diz respeito ao papel desempenhado pelas famílias, a literatura aponta para uma maior dificuldade de adaptação das crianças de meios desfavorecidos à escolaridade obrigatória, referindo também que as suas famílias valorizam menos os aspectos de literacia.Além do papel importante atribuído à família, outros autores salientam o contributo do jardim de infância no desenvolvimento de competências de literacia em crianças de idade pré-escolar. Dickinson & Smith (1994), num estudo sobre padrões de interacção das educadoras durante a leitura de livros em salas de educação pré-escolar, concluem que a forma como as educadoras de infância lêem livros com crianças, num contexto de grupo, está fortemente relacionada com o desenvolvimento, a longo prazo, do vocabulário e de competências de compreensão de histórias.
0
Dislike0
User badge image

Andrielly Oliveira

Bela pergunta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais