Buscar

QUAIS AS ESTRUTURAS DA COSTELAS ?

💡 2 Respostas

User badge image

Dra Júlia Campos

As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins.
0
Dislike0
User badge image

Larissa Silva

As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos. Esses ossos são classificados em três grupos principais:Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais;Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12.Nomes dos principais ossos da caixa torácica. Ilustração: solar22 / Shutterstock.comAs costelas, juntamente com o esterno (osso localizado na região média do tronco) e cartilagens costais formam um dos maiores elementos de sustentação do corpo quando se fala em estruturas anatômicas. Os arcos costais fixam-se na coluna torácica, formando assim o que chamamos na anatomia de caixa torácica. As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.As cartilagens costais são componentes importantes na composição estrutural das costelas, pois auxiliam na mobilidade da caixa torácica como um todo. Como os primeiros sete pares de costelas alojam principalmente os pulmões e coração, é necessário que a caixa possua mobilidade para que ocorra a expansibilidade durante a fase inspiratória da respiração. São compostas basicamente por cartilagem hialina, representando as articulações esterno-costais (da 1ª à 7ª costela), condro-costais (da 8ª à 10ª) e são classificadas como anfiartrose devido aos movimentos respiratórios.As costelas também são consideradas estruturas de grande importância na origem e inserção da musculatura do diafragma. Esse músculo tem grande importância na anatomia, sendo responsável pela divisão da cavidade torácica da cavidade abdominal, bem como é considerado o principal músculo envolvido no processo da respiração. É considerada uma lâmina músculo-fibrosa curvada, em forma de cúpula, estando fixada em três porções: esternal, costal e lombar. A forma de inserção dessa musculatura facilita a mobilidade das estruturas ósseas e cartilaginosas durante a respiração, facilitando assim a expansibilidade e a manutenção do posicionamento de cada uma das estruturas envolvidas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais