Buscar

trabalho

Determinada propriedade rural, com 40 ha de área total, localizada na zona rural do Município de Maringá/PR pertencia ao casal XISTO. A referida propriedade possuía Reserva Legal Constituída in loco e não existia na mesma, nenhuma das situações descritas no art. 4º da Lei nº 12.651/2012, que pudesse determinar a existência de APP. Em 20/08/2019 a propriedade teve seu CAR aprovado e em 01/10/2020 houve a separação consensual do casal XISTO que decidiram de comum acordo, pela meação do imóvel rural, ficando 20 ha para cada.Com a divisão do Imóvel, a Reserva Legal ficou contando na cota parte pertencente ao Sr. XISTO.Elaborado pela Professora. Diante deste caso hipotético, responda:1) De que formas a Sra. XISTO poderá estabelecer a Reserva Legal de seu imóvel? Qual seria o percentual (em porcentagem e em metros quadrados) que a mesma deverá destinar de área para a Instituição da Reserva de seu imóvel?2) O Sr. Xisto ficou com Reserva Legal Excedente, o que você orientaria o mesmo que fizesse com esta área? O mesmo poderia desmatar o excedente para fins agropecuários?3) Quanto ao CAR que já havia sido aprovado em 2019, será necessário refazê-lo? Explique sua resposta.4) Caso ambos os imóveis/proprietários não tomem as medidas legais cabíveis (CAR e RL), quais as implicações de ordem legal poderá recair sobre eles?Para responder esta questão é necessário consultar:​- Lei nº 12.651/2012 - Código Florestal​- Decreto nº 6.514/2008

💡 2 Respostas

User badge image

Saliane Nascimento

tenho esse trabalho 095981166869
1
Dislike0
User badge image

Diego rocha de rezende

1) De que formas a Sra. XISTO poderá estabelecer a Reserva legal de seu imóvel? Qual seria o percentual (em porcentagem e em metros quadrados) que a mesma deverá destinar de área para a Instituição da Reserva de seu imóvel?

 

A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR de que trata o art. 29, sendo vedada a alteração de sua destinação, nos casos de transmissão, a qualquer título, ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei. Para destinação de reserva da área, deverá ser estabelecido um percentual de 20% (vinte por cento), sobre 20 ha, estabelecido em 4 ha que dá um total de 40.000m².


2) O Sr. Xisto ficou com Reserva legal excedente, o que você orientaria ao mesmo que fizesse com esta área? O mesmo poderia desmatar o excedente para fins agropecuários?

 

Após a regularização das terras, solicitar licença de desmatamento afim de tornar a área de reserva excedente em área de produção. 


3)Quanto ao CAR que já havia sido aprovado em 2019, será necessário refazê-lo? Explique sua resposta.

 

Sim! Por se tratar de dois novos imóveis.

Por meio de determinação judicial o CAR pode ser cancelado e assim cada proprietário deve realizar a inscrição de suas terras após georreferenciamento e regularização.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais