Buscar

quais as fontes de direito empresarial

💡 4 Respostas

User badge image

Mayara Duarte

As fontes do direito empresarial sao divididas em diretas ou primarias , e em , indireta ou secundariaO direito Empresarial tem fontes próprias, divididas em fontes materiais e formais (primárias ou secundárias).Fontes materiaisAs fontes materiais do Direito Empresarial são os fatos econômicos.Os fatos econômicos, geralmente encadeados, compõem uma malha complexa de fatores que, combinados, formam as mais variadas feições mercadológicasNesse caso, o estudo dos fatos econômicos e dos seus efeitos revela-se fundamental para a compreensão adequada dos sentidos e dos alcances das normas que compõem o Direito EmpresarialEste estudo compreende, inclusive, a economia de mercado.. Fontes formais Fontes formais primárias ou diretasAs fontes formais primárias ou diretas são a  CF de 1988 e a leis infraconstitucionais.Merecem destaque o CC nos art 966 e seguintes, a segunda parte do Codigo Comercial de 1850, revogado parcialmente pelo CC além de inúmeras leis especiais que regulam a atividade empresarial (e.g. lei 8934/94, 9279/96, 6404/76 etc.)Fontes formais secundárias ou indiretasAs fontes formais secundárias ou indiretas são os usos e costumes, além nas normas de direito civil, principalmente as que tratam das obrigações e negócios jurídicos.Os usos e os costumes representam referências essenciais para a interpretação de inúmeras questões que envolvem o Direito Empresarial, sobretudo no âmbito do agronegócio.Isso decorre do fato de que o Estado nem sempre regula determinadas atividades ligadas à empresa. Nesses casos, a despeito da ausência eventual de uma lei expressa, muitos conflitos empresariais poderão ser superados pela utilização dos usos e costumes.
0
Dislike0
User badge image

Rosane Machado Carneiro

As fontes materiais e formais
0
Dislike0
User badge image

Suelly Kássia

Fontes do Direito Empresarial Segundo Rubens Requião entende-se por fontes do direito comercial ou empresarial o modo pelo qual surgem as normas jurídicas de natureza comercial ou empresarial. Como já foi dito, as normas do direito empresarial constituem um regime jurídico especial, aplicável exclusivamente aos agentes econômicos, chamados de empresários. E isso o que garante a especialidade e a autonomia do direito empresarial. * Imediata: Código Civil e as Leis Especiais (lei de falência, sociedade anônimas, de duplicatas etc.). Se as fontes imediatas não resolverem o problema, partiremos para as fontes mediatas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais