Buscar

Qual a função fisiológica das plaquetas?

💡 4 Respostas

User badge image

Thássia Borges

As plaquetas são importantes na inflamação e na cicatrização de feridas. Elas interagem com leucócitos e liberam aminas vasoativas, citocinas, mitógenos e fatores de crescimento. Os fatores de crescimento, contidos nos α-grânulos plaquetários, promovem quimiotaxia, proliferação e diferenciação celular, neovascularização e deposição de matriz extracelular. Também auxiliam na reparação da lesão vascular e impedem a ocorrência de hemorragia por participação na formação do tampão hemostático primário.
3
Dislike0
User badge image

Raquel

As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
3
Dislike0
User badge image

Eliseu Frank

As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.A função plaquetária pode ser classificada em três etapas principais, que são a adesão, agregação e liberação e que são mediados por fatores liberados pelas plaquetas durante o processo, bem como outros fatores produzidos pelo sangue e organismo. Quando há uma lesão, as plaquetas são imobilizadas para o local da lesão para impedir que haja sagramento em excesso.No local da lesão, ocorre a interação específica entre a plaqueta e a parede celular, processo de adesão, e a interação entre plaqueta e plaqueta (processo de agregação), que são mediadas pelo fato de Von Willebrand que pode ser encontrado dentro das plaquetas. Além da liberação do fator de Von Willebrand, há a produção e atividade de outros fatores e proteínas relacionadas ao processo de coagulação sanguínea.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais