Buscar

Defina: a) Substancia toxica b) Xenobiotico c) Medicamento

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Isabel

Substância Tóxica - São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.

Xenobiótico- é qualquer substância que não tenha sido produzida pelo organismo, tais como os produtos industriais, drogas terapêuticas, aditivos de alimentos, compostos inorgânicos, etc. Ao conjunto de caminhos metabólicos, nos quais os tecidos aumentam a polaridade de um tóxico chama-se biotransformação. Podemos dizer que a biotransformação de um tóxico consiste fundamentalmente em converter um xenobiótico não polar em um composto solúvel em água. Este é o mecanismo mais comum que os organismos usam para eliminar os tóxicos ambientais.

Medicamento- é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado em farmácias ou indústrias farmacêuticas com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais