Buscar

Qual a diferença entre bactérias gram negativas e gram positivas?

💡 3 Respostas

User badge image

Paula Chaves

As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
2
Dislike0
User badge image

Dra Júlia Campos

As bactérias Gram-positivas retém a coloração violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos) em suas paredes celulares. As bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém a coloração violeta durante o processo.Exemplos de bactérias Gram-positivas: Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.Exemplos de bactérias Gram-negativas: Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.
2
Dislike0
User badge image

Sybelle Mesquita

A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste em uma camada espessa, sendo constituída principalmente por um único tipo de molécula, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. A parede celular das bactérias gram-negativas é composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente: lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais