Buscar

Explique o que é timpanismo? E como acontece? (????)

💡 4 Respostas

User badge image

O pulo do Guyton

Timpanismo é o acúmulo de gases que resulta em uma distensão acentuada do rúmen e retículo (compartimentos do estômago dos ruminantes). É uma condição comum em ruminantes e pode ser conhecido como empanzinamento ou meteorismo ruminal . (Curteee)
1
Dislike0
User badge image

Natalia de Araujo

O timpanismo é a distensão anormal dos pré-estomagos dos ruminantes. Existem 2 tipos de timpanismo: o primário (espumoso) e o secundária (gasoso). Essa classificação está diretamente relacionada com a causa desta afecção, sendo que o timpanismo primário tem como causa o manejo alimentar incorreto com uma sobrecarga de leguminosas na dieta, e o secundária tem como causa alguma patologia que afete uma ou mais fases da eructação. Caso você precise responder essa questão em alguma atividade da faculdade, sugiro que explique as diferenças entre esses dois tipos de timpanismo.
0
Dislike0
User badge image

Roberta Mathiussi

Trata-se de uma distensão anormal do rúmen e do retículo por acúmulo de gases, acontecendo quando o ruminante não consegue eliminar os gases pela eructação. 

O timpanismo se dá pela relação do próprio animal, sua alimentação, seu manejo e a microbiota do rúmen. Este problema pode ser mais frequentemente observado em animais de sistema de confinamento, por sua alimentação ser composta quase que totalmente por rações de alta proporção de concentrados, ingestão de maior quantidade de leguminosas e grandes quantidades de feno e silagem.  

Ele pode acontecer como timpanismo gasoso ou espumoso. Em sua forma primária, chamado de timpanismo espumoso, há um aumento da viscosidade do líquido ruminal envolvendo as bolhas de gás de tal maneira que nem mesmo a contração do rúmen consegue expulsá-las. Essa variante do problema ocorre principalmente pelos fatores nutricionais (dieta desequilibrada de volumosos x concentrados, grãos muito finos ou forrageiras muito fermentativas). Sua forma secundária, o timpanismo gasoso é resultado da dificuldade funcional ou física da eructação. Obstrução do esôfago, lesões das vias eructativas, infecções, alterações no pH do rúmen são causadores do timpanismo gasoso. 

O timpanismo pode levar o animal a óbito se não for tratado com eficiência. O excesso de gás causa aumento da frequência cardíaca e respiratória, inquietação, dor, num primeiro momento o aumento dos movimentos ruminais seguido de parada da ruminação desse animal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais