Buscar

ATIVIDADE 3 MECANISMO DE AGRESSAO DE DEFESA

Com base no texto acima, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere, aqui, as seguintes questões: trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? Humoral ou celular? Ativa ou passiva? Por fim, explique qual o tipo de vacina utilizada contra o sarampo.

💡 2 Respostas

User badge image

Livia Mendes

O PNI - Programa Nacional de Imunizações é uma ação do Governo Federal, com oobjetivo de erradicar várias doenças por meio da vacinação em massa. É por meio dele quea população brasileira tem acesso às vacinas recomendadas pela OMS de forma gratuita.Nosso organismo possui muitas formas de defesa dos agentes patogênicos (organismoscausadores de doenças). A pele e as mucosas, por exemplo, funcionam comobarreiras físicas para evitar que esses agentes entrem no corpo, porém quando um deles infecta o corpo, o sistema imunitário inicia seu processo de defesa e opatógeno é atacado.O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. O vírus é transmitido por meiodo contato direto ou pelas vias aéreas e provoca a supressão da resposta imuneadaptativa, gerando susceptibilidade a infecções oportunistas. A imunossupressãoocorre como consequência da Linfopenia, evidenciada pelo número de Linfócitos B,T CD4+ e CD8 reduzidos, e também pela redução da proliferação linfocitária. As vacinas são substâncias constituídas por agentes patogênicos vivos oumortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produziranticorpos - proteínas que atuam na defesa do organismo. É a principal formade prevenção de inúmeras doenças, incluindo o sarampo. Elas atuam pormeio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”, ou seja,quando um indivíduo entra em contato pela primeira vez com um antígeno, oorganismo inicia a produção de anticorpos para combatê-lo, no entanto, esseprocesso é demorado e o indivíduo acaba por desenvolver a doença causadapor ele. No futuro, quando essa mesma pessoa se infectar com esse mesmopatógeno, o organismo produzirá uma resposta imunológica de forma maisrápida para destruí-lo.As vacinas que previnem o sarampo são: a Tríplice viral (protege contra o sarampo,caxumba e rubéola) e a Tetra viral (protege contra o sarampo, caxumba, rubéola ecatapora). Elas são seguras, gratuitas e a melhor forma de prevenção a essas doenças.
9
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais