Buscar

O que são os Direitos Subjetivos e os Potestativos?

💡 4 Respostas

User badge image

Francisco Duarte

Direito potestativo é um direito que não admite contestações. É prerrogativa jurídica de impor a outrem a sujeição ao seu exercício. É o imperativo da vontade.Como observa Francisco Amaral, o direito potestativo atua na esfera jurídica de outrem, sem que este tenha algum dever a cumprir.Não implica num determinado comportamento de outrem, nem é suscetível de violação.Segundo Francisco Amaral, o direito potestativo não se confunde com o direito subjetivo, porque ao direito subjetivo se contrapõe um dever, o que não ocorre com o direito potestativo. A este, entendido como espécie de poder jurídico, corresponde uma sujeição: a necessidade de suportar os efeitos do exercício do direito potestativo.Ainda, observa o autor que o direito potestativo extingue-se pela decadência enquanto o direito subjetivo é extinto pela prescrição. A decadência é a perda de direito POTESTATIVO pela inercia de seu titular no determinado período em lei. A decadência, VIA DE REGRA, relaciona-se diretamente com os direitos potestativos, e portanto com o estado de sujeição. Uma vez que geram ações constitutivas (positivas e negativas). No entanto vale destacar que há alguns direitos potestativos considerados imprescritíveis como por ex a nulidade absoluta do divórcio e dos negócios jurídicos.
2
Dislike0
User badge image

Thalita Santos

Direito potestativo é um direito que não admite contestações. É prerrogativa jurídica de impor a outrem a sujeição ao seu exercício. ... Segundo Francisco Amaral, o direito potestativo não se confunde com o direito subjetivo, porque ao direito subjetivo se contrapõe um dever, o que não ocorre com o direito potestativo.
1
Dislike0
User badge image

Bianca Vieira

Direito subjetivo propriamente dito: direito a uma prestação. ... Direito potestativo é um direito que depende da vontade exclusiva de uma das partes, ou seja, não admite contestações. É prerrogativa jurídica de impor a outrem a sujeição ao seu exercício.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais