Buscar

O que é Consultoria Interna nas empresas?

💡 3 Respostas

User badge image

Regina Sousa

A consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma estrutura organizacional, atue de forma multidisciplinar, funcionando como elo de ligação entre o cliente interno e a direção de RH. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, oferece sugestões e críticas. Em geral, o cargo é de nível técnico. São poucas as empresas que já utilizam a denominação “consultor interno”.O objetivo principal é dar um atendimento diferenciado aos recursos humanos da organização utilizando de forma mais adequada as informações recebidas. Prover a organização de informações, atender às reais necessidades dos clientes internos. Detectar interesses e empregar as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias globais, propondo o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos oferecidos aos clientes e ao RH corporativo e antecipar tendências de RH. Desenvolver uma atuação alinhada com suas estratégias e as da organização. Com uma atuação descentraliza, a área de RH acaba antecipando as necessidades do cliente interno, pois tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia do cliente.Em geral, o consultor interno auxilia na solução de problemas, elabora diagnósticos, aponta sugestões, faz recomendações, fornece opiniões e críticas, sempre orientando para a solução. Assessora os Gerentes no levantamento de necessidades de treinamento. Colabora na identificação de novos talentos e oferece suporte na elaboração e execução de programas.OPORTUNIDADES QUE A CONSULTORIA DE RH OFERECEAgilidade de respostas: monitoração imediata dos focos de insatisfação.Proximidade com os clientes internos permitindo constante avaliação do clima e por conseguinte propiciando ação de ajuste.Sinergia entre consultor e cliente permite uma escuta mais profunda dos problemas, maior interação e geração de uma relação de confiança.Constantes melhorias nos processos, descentralização e desburocratização.Avaliação e controle do trabalho efetuado. Multifuncionalidade do consultor interno.Menor custo fixo.Competição positiva entre consultores internos.Rodízio entre os consultores internos.TIPOS DE CONSULTORIAConsultoria Externa: Desenvolvida por profissional autônomo, qualificado, que atua em um determinado projeto de forma independente, não vinculado à empresa. Apresenta uma vantagem em relação ao consultor interno, pois possui maior imparcialidade com a empresa pelo fato de não estar envolvido no dia a dia do cliente. Justamente por não estar envolvido, tem maiores chances e oportunidades de emitir opiniões, propor mudanças e correr riscos.Consultoria Interna: Processo realizado por funcionário da empresa, ocupa um cargo de nível técnico ou gerencial. Possui perfil generalista na sua área de atuação (Recursos Humanos, Marketing, Finanças) e atua como link entre o cliente interno e a gerência da sua área. Atua como facilitador, elaborando diagnósticos, buscando soluções para os problemas.
1
Dislike0
User badge image

Mágna Carvalho

A partir do lançamento do livro Human Resource Champions, pelo especialista em gestão de pessoas Dave Ulrich, criou-se uma figura denominada Business Partner, também conhecido como consultor interno de RH. Em sua obra, enfatiza-se que o perfil do profissional de Recursos Humanos deixa de operar somente os aspectos técnicos da função, mas também se atribui a ação estratégica de pessoas. Para estas atuais exigências, é preciso ter um perfil com uma visão geral sobre os processos, atenção com os resultados finais da organização, trabalhar em parceria com outras áreas e atuação estratégica durante a rotina burocrática. E é para facilitar este elo que a consultoria interna trabalha. O consultor interno tem facilidade para transitar entre a área de RH e as áreas mais técnicas da empresa. Dessa forma, ele consegue averiguar falhas nas lideranças para propor mudanças e orientações assertivas. Por fornecer o melhor acompanhamento interno dos processos da empresa e por estabelecer vínculos de confiança com mais facilidade, a consultoria interna tem um papel importante para as organizações. Com uma visão ampla e estratégica, a consultoria interna tem o papel de apoiar a superação dos objetivos auxiliando na geração de novos resultados.
0
Dislike0
User badge image

Bruno marques

Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização. A consultoria interna pode ser exercida por um ou mais profissionais, formando um grupo especializado. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais