Buscar

descrição anatomica dos dentes caninos

💡 5 Respostas

User badge image

Eduarda Barbosa

A divisão anatômica do canino é a seguinte: o canino superior (13 ou 23), é o dente mais longo que possuímos. Sua coroa tem o mesmo comprimento da coroa do incisivo central, no entanto, a raiz é bem mais longa. Essa forma da coroa dá um aspecto de força no dente em si, que confere a capacidade de rasgar os alimentos. A face vestibular apresenta formato pentagonal, pela presença de uma cúspide na borda incisal que a divide em duas angulações. O segmento mesial da aresta longitudinal é mais curto e inclinado se compararmos ao da distal (conferindo uma maior convergência para a distal). Toda a face vestibular é convexa, mas quando vista pela face incisal seu contorno mostra uma particularidade (própria dos caninos), que consiste na metade mesial mais convexa, mais proeminente e projetada para a vestibular do que a metade distal. Além disso, apresenta face lingual mais estreita e cíngulo robusto.Já os caninos inferiores (33 ou 43), em comparação com os superiores, apresentam uma coroa mais longa e estreita. Essa coroa é um pouco mais longa, mas a dimensão mesiodistal é reduzida, fato que confere uma aparência de coroa mais alta.Nesses dentes, os sulcos de desenvolvimentos são apenas vestigiais. obs: possibilidade da ocorrência de caninos inferiores birradiculares é de 5%. Quando essa variação ocorre a raiz vestibular é levemente maior que a lingual e o ponto de bifurcação está no terço médio, de forma geral.
2
Dislike0
User badge image

Saydi Neres

Os caninos são divididos em dois grupos, sendo 2 maxilares (superiores) e 2 mandibulares (inferiores): Servem como alicerces do arco (canto da boca) e geralmente são os últimos dentes a serem perdidos por doença periodontal.
1
Dislike0
User badge image

odontojourney

Possui forma de cúspide. É o dente mais long do arco. Possui forma pentagonal com cristas marginais mesiais mais curtas que cristas distais. Sua face vestibular é composta por 3 lobos, tendo o contorno mesial convexo e o distal com forma de "S".
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais