Buscar

Qual é a composição da membrana plasmática de células eucariontes?

💡 7 Respostas

User badge image

Iully Heck

A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares, estando, portanto, também presente nas células eucariontes. Ela consiste basicamente em uma bicamada fluida de fosfolipídeos, onde estão inseridas, parcial ou totalmente, moléculas de proteínas. A membrana plasmática não é uma estrutura fixa, sendo observado o movimento de lipídios e algumas proteínas. Ela exerce diferentes funções, sendo responsável por separar o meio intra e extracelular e selecionar o que entra e o que sai da célula. Devido à capacidade de controlar a entrada e a saída de substâncias da célula, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva. O citoplasma é a região compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. É nesse local que encontramos as organelas, além de inclusões lipídicas, grânulos de glicogênio e uma rede de proteínas denominada citoesqueleto. Entre as organelas, temos o chamado citosol ou matriz citoplasmática, que possui a consistência de gel e é formado por água e substâncias dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e íons.As organelas celulares são estruturas envolvidas por membrana suspensas no citosol de células eucariontes. Complexo golgiense, retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndrias são exemplos de organelas. Alguns autores se referem aos ribossomos como organelas não membranosas; outros, no entanto, preferem não classificar os ribossomos como organelas devido à ausência de membranas. MitocôndriaGera energia por meio do processo de respiração celular.Cloroplasto (célula vegetal)Local onde ocorre o processo de fotossíntese.Retículo endoplasmático liso ou agranularRelacionado com processos de síntese de lipídios e desintoxicação.Retículo endoplasmático rugoso ou granularRelacionado com a síntese de proteínas.Complexo golgienseRelacionado com modificação, distribuição e empacotamento de substâncias.LisossomoAtua na digestão intracelular.PeroxissomoAtua na oxidação de moléculas tóxicas.Vacúolo central ou de suco celular (célula vegetal)Relacionado com funções como armazenamento e controle do pH da célula.Ribossomo (estrutura não considerada organela por alguns autores)Realiza síntese de proteínas.CentríolosRelacionado com a divisão celular.
2
Dislike0
User badge image

Charlie Quentin

A membrana plasmatica é constituída por uma bicamada de fosfolipídeos, onde estão inseridas, parcial ou totalmente, moléculas de proteínas, glicolipídios e o colesterol.
1
Dislike0
User badge image

Ana Isabel Resende

Bicamada de fosfolipídios incrustada de moléculas de proteínas, colesterol, aquaporinas e glicolipídeos
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais