Buscar

Probabilidade e estatística

Ao longo da unidade e da atividade passamos por diversos conceitos da probabilidade e estatística. Agora vamos nos preparar para o exercício final. Considere que você é um funcionário da indústria que produz os componentes apresentados no case. A indústria pediu para você analisar dados conforme algumas instruções e normas que a regem. Dentre as instruções, estão as seguintes:- Caso seja efetuado um estudo semestral, o nível de confiança deve ser de 0,985.- A duração média populacional de um produto abaixo de 100 meses com confiança de 98% acarreta multa.Tendo em vista os relatórios supracitados, referentes a um estudo populacional e um estudo amostral, o responsável pelo setor produtivo realiza algumas perguntas que devem ser respondidas levando em conta, também, as instruções normativas.1. Buscando menor custo para a indústria, e tendo um gasto médio fixo por avaliação de cada componente, deve-se realizar um estudo populacional ou amostral acerca dos componentes eletrônicos?2. Apenas com os dados fornecidos, é possível a determinação de um intervalo de confiança para a média duração dos componentes eletrônicos, levando em conta a primeira instrução?- Com base nos resultados, a indústria deverá ou não pagar a multa?Para a entrega dessa atividade, o aluno deverá pautar sua argumentação no desenvolvimento matemático da resposta, apresentando um arquivo de texto em Word que contenha suas argumentações e desenvolvimento matemático.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Para determinar se deve ser realizado um estudo populacional ou amostral acerca dos componentes eletrônicos, é necessário considerar o custo e a precisão desejada. Um estudo populacional envolve a análise de todos os componentes eletrônicos produzidos, o que pode ser mais caro e demorado. Já um estudo amostral envolve a análise de uma amostra representativa dos componentes, o que pode ser mais econômico e rápido. Portanto, se o objetivo é buscar menor custo para a indústria, é recomendado realizar um estudo amostral. 2. Com base nos dados fornecidos, é possível determinar um intervalo de confiança para a média duração dos componentes eletrônicos levando em conta a primeira instrução. O nível de confiança de 0,985 corresponde a um intervalo de confiança de 98,5%. Portanto, é possível calcular o intervalo de confiança para a média duração dos componentes eletrônicos com essa confiança. - Quanto à multa, é necessário comparar a duração média populacional dos componentes com o limite de 100 meses. Se a duração média populacional for abaixo de 100 meses com uma confiança de 98%, a indústria deverá pagar a multa. Caso contrário, não será necessário pagar a multa. Lembre-se de apresentar o desenvolvimento matemático completo em seu arquivo de texto em Word, explicando cada etapa do cálculo e as fórmulas utilizadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais