Buscar

No que consiste o princípio do contraditório e da ampla defesa?Quais são as possibilidades de mitigação do referido princípio no ordenamento jurídico?

No que consiste o princípio do contraditório e da ampla defesa? Quais são as possibilidades de mitigação do referido princípio no ordenamento jurídico brasileiro?

💡 1 Resposta

User badge image

Ariane Freitas

O princípio contraditório e da ampla defesa e verificar se foi dada a necessária informação aliada a oportunidade de reação. (Art. 5, inciso LV, da CF/88). O contraditório no sentido formal, e proporcionar a possibilidade da parte participar do processo e no material além de poder ser ouvida, influenciar a decisão (Art. 9, do novo CPC). Pode ser mitigado em algumas ocasiões, tais como concessão de tutela provisória, ou de liminares, como o caso de reintegração de posse. Apesar de também está no art 5, o contraditório não pode o confundir com a ampla defesa que é assegurada aos litigantes, como garantia constitucional de produzir provas, para convencer o juiz de sua tese. Bem como, a possibilidade de apresentar recursos aptos a modificar as decisões que o jurisdicionado entender como injustas e em desacordo com a lei e, também uma expressão da ampla defesa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais