Buscar

Quais os principais conceitos da Gestalt Terapia?

💡 4 Respostas

User badge image

jose

A Gestalt-terapia é abordagem da psicologia e tem como seu principal referencial Fritz Perls. O termo Gestalt tem como significados possíveis configuração, forma, estrutura ou todo. As bases da Gestalt-terapia se dão, dentre outras fontes, na Psicologia da Gestalt, abordagem anterior inspirada principalmente na fenomenologia.
1
Dislike0
User badge image

Psicologia e afins

Os principais conceitos da Gestalt Terapia são Agressividade; Aqui-Agora; Ansiedade; Auto-Apoio; Auto-Realização; Awareness; Caráter; Ciclo de contato; Consciência, Excitamento, Experimento, Figura e Fundo, Fronteiras de Contato, Gestalt, Gestalt Incompleta, Impasse, Indiferença Criativa, Insight, Intuição, Neurose, dentre outros.
1
Dislike0
User badge image

Marília D

São alguns conceitos básicos da Gestalt-terapia: o ser humano é um ser de relação (relação consigo mesmo, com o mundo, com os outros); totalidade e integração (a pessoa como uma unidade psique-corpo-espírito); o ser humano como unidade indivíduo-meio (o ser humano está constantemente interagindo com limites sociais e ambientais); unidade de passado, presente e futuro (o aqui-e-agora é o tempo e o lugar onde as modificações podem ocorrer); auto-regulação (o ser humano é um todo unificado que se auto-regula). Em suma, a teoria da Gestalt-terapia é uma teoria de processos, ou seja: o que importa é o relacionamento entre eventos. A visão do gestalt-terapeuta é uma visão voltada para a dinâmica que acontece em determinado momento da vida de uma pessoa. Assim, entendem-se as estruturas da personalidade como funções ou conjuntos de funções, não como entidades. São mais importantes o ‘como’ e o ‘para que’ do que o ‘o que’ ou o ‘porquê’.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais