Buscar

Fale sobre os mecanismos de controle fino da noradrenalina.

💡 3 Respostas

User badge image

Laila Naiane

A noradrenalina tem capacidade de agir nos receptores alfa 1 (principalmente) e também no beta 1, exercendo de maneira significativa um efeito vasopressor. Também apresenta efeito inotrópico positivo, em decorrência da estimulação beta-adrenérgica, contudo, apresenta taquicardia menos pronunciada. Em baixas doses, promove aumento da pressão arterial, do índice de trabalho do ventrículo esquerdo, do débito urinário e do índice cardíaco. Em doses superiores a 2 mg/min, ocorre incremento da vasoconstrição periférica com aumento da resistência vascular sistêmica e diminuição da perfusão renal, esplâncnica, pulmonar e musculatura esquelética.
1
Dislike0
User badge image

Gabriela Veras

O mecanismo de controle fino da noradrenalina envolve processos fisiológicos para que a quantidade de noradrenalina na junção neuroefetora não seja exagerada. Existem 4 mecanismos de controle fino, que abrange: 1. Reabsorção passiva da noradrenalina: uma porção da noradrenalina que está na junção neuroefetora, sofre um processo de reabsorção sem gasto de energia, e voltará para a varicosidade simpática. 2. Interação com alfa 2: a noradrenalina irá interagir com o adrenoceptor pré sináptico alfa 2 e produzirá um antagonismo com ela mesmo. Ao interagir com alfa 2, haverá um bloqueio da exocitose de noradrenalina, diminuindo dessa forma a oferta desse agonista adrenérgico na junção neuroefetora. 3. Processo de captação 1: processo semelhante a reabsorção passiva, porém, há um gasto de energia mais eficiente, na qual irá promover o transporte de noradrenalina presente na junção neuroefetora para dentro da varicosidade simpática novamente. 4. Processo de captação 2: semelhante ao processo de captação 1, porém é menos eficiente, pois tira uma quantidade mais reduzida de noradrenalina da junção neuroefetora. A noradrenalina é lançada para dentro de uma célula desprovida de adrenoceptores, que contém uma enzima capaz de degradar a noradrenalina.
1
Dislike0
User badge image

Lydia Leticia

Reabsorção passiva: parte da NA volta pra varicosidade simpática sem gasto de energia.Captação1: parte da NA volta para a varicosidade com gasto de energia.Captação 2: semelhante a captação 1, porém menos NA é retirada, sendo depositada onde não há receptores e sim enzimas de degradação.Interação com alfa2: inibe a liberação de NA.Esses processos ocorrem simultaneamente, para aumentar a margem de segurança da NA.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais