Buscar

Qual a diferença entre multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar?

💡 2 Respostas

User badge image

Dilson Moreira

Grosso modo, a grande diferença entre os três é que o interdisciplinar e o multidisciplinar estão ainda presos às disciplinas. Ao passo que o transdisciplinar quer ir além. ... Na multi, várias disciplinas cooperam com um projeto, mas cada qual trabalhando um aspecto do objeto com o seu método.
1
Dislike0
User badge image

Elaine Costa

A multidisciplinaridade ocorre quando vários profissionais se unem, e cada um oferece seu trabalho com o conhecimento e técnica que lhe cabe para um bem comum. Exemplo: Uma pessoa que esteja se recuperando de um trauma, devido a um acidente automobilístico. Um médico irá acompanhá-lo de acordo com seus conhecimentos e receitar-lhe os medicamentos, o enfermeiro desempenhará o seu papel colaborando para que o protocolo da medicação aconteça, o fisioterapeuta irá trabalhar com a reabilitação física e o psicólogo o ajudará a vencer os traumas psíquicos, dentre outros profissionais que poderão colaborar para que o paciente se restabeleça. Em uma escola, isto também acontece, quando o professor, o educador físico, o pedagogo e outros, se empenham a favor do educando, e assim por diante.A interdisciplinaridade é quando mais de uma disciplina podem trocar conhecimentos e aumentar as possibilidades de sucesso. Os conhecimentos são usados de forma que se unam para o sucesso de um projeto.  Imagine que na necessidade de se criar uma perna mecânica, precise a ajuda do engenheiro, do médico, de um fisioterapeuta etc. Os conhecimentos se unirão para um projeto único.A transdisciplinaridade é a complicada relação dos diversos saberes sendo que nenhum é mais importante que o outro. Trata-se de uma interação ou diálogo, onde as relações disciplinares não estão mais em foco, não são mais importantes do que o resultado a ser alcançado. Desta forma, usa-se tudo o que se sabe para criar algo novo, ou seja uma resposta diferente.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais