Buscar

Encontre o número de oxidação do metal em cada um dos compostos a seguir: (a) [Mn(NH3)6]S04. (b) K3[Co(CN)6]. (c) [Co(NH3)4Cl2]Cl. (d) [Cr(en)2Cl2].

Encontre o número de oxidação do metal em cada um dos compostos a seguir: a) [Mn(NH3)6]S04.b) K3[Co(CN)6].c) [Co(NH3)4Cl2]Cl.d) [Cr(en)2Cl2].

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou ajudá-lo a encontrar o número de oxidação do metal em cada um dos compostos: (a) [Mn(NH3)6]SO4: O número de oxidação do íon SO4 é -2. Como não há outros íons presentes, o número de oxidação do metal Mn deve ser igual a +2 para neutralizar a carga negativa do SO4. Portanto, o número de oxidação do Mn é +2. (b) K3[Co(CN)6]: O número de oxidação do íon CN é -1. O íon K tem número de oxidação +1. Como não há outros íons presentes, o número de oxidação do metal Co deve ser igual a +3 para neutralizar a carga negativa total dos íons CN. Portanto, o número de oxidação do Co é +3. (c) [Co(NH3)4Cl2]Cl: O número de oxidação do íon Cl é -1. O íon NH3 é neutro, portanto não contribui para a carga total. Como há dois íons Cl presentes, a carga total dos íons Cl é -2. Para neutralizar essa carga, o número de oxidação do metal Co deve ser +2. Portanto, o número de oxidação do Co é +2. (d) [Cr(en)2Cl2]: O número de oxidação do íon Cl é -1. O ligante en (etilenodiamina) é neutro, portanto não contribui para a carga total. Como há dois íons Cl presentes, a carga total dos íons Cl é -2. Para neutralizar essa carga, o número de oxidação do metal Cr deve ser +2. Portanto, o número de oxidação do Cr é +2. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais